segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Little Nemo


Já "googlou"hoje? 

Em homenagem aos 107 anos da publicação da tira Little Nemo in Slumberland, criada pelo cartoonista americano Winsor McCay 8186, o Google publicou na sua página inicial mais um Doodle comemorativo. Com a ajuda do internauta, que é convidado a interagir com o logo, as imagens desenrolam-se na historia Little Nemo in Googleland, em homenagem à banda desenhada publicada em 1905.



Winsor McCay é considerado o pioneiro dos desenhos animados, tendo inspirado o próprio Walt Disney e Little Nemo era a personagem principal de uma série de tiras semanais publicadas nos jornais New York Herald e New York American, entre 15 de outubro de 1905 a 1913. 

  Little Nemo, um pequeno menino, que todas as noites viaja para a terra dos sonhos em busca de uma princesa e encontra pelo caminho animais que voam, casas que andam, rainhas que quebram como cristal e um sem fim de figuras e situações  surrealistas. 






Aos poucos e vagarosamente, foi ficando cada mais perceptível a importância e a revolução silenciosa que Little Nemo causou no mundo das artes gráficas em geral e nas histórias em quadrinhos em particular. Nomes como Moebius (autor de Garagem Hermética, Arzach etc.), Bill Waterson (Calvin), Maurice Sendak (Onde vivem os monstros) são alguns dos mestres a serem influenciados pelas tiras. As cores, vivas, seriam inspiradas em artistas da época, como Paul Cézanne, Toulouse-Latrec e Geogres Seurat. As casas que andam em longas e finíssimas pernas de pau, o cenário e o tamanho das personagens que aumentam e diminuem, os cogumelos gigantes que se espatifam ao toque, os animais que falam e os demais devaneio oníricos de McCay anteciparam em algumas décadas e provavelmente serviram de inspiração aos surrealistas e suas pinturas absurdas e oníricas.


 
A primeiríssima tira de 1909. Os animais de brinquedo da Arca de Noé ganham vida e resolvem passear pela casa de Nemo:

via weeping princess

 
via Rio Comicon

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...