segunda-feira, 22 de abril de 2013

Brinquedos vintage: Radio Flyer.


A Radio Flyer tornou-se um ícone americano.

Não há filme de época que não tenho um menino sardento dentro de um “red wagon”, assim como este:
  

  A história da Radio Flyer é a história do “sonho americano” e começa quase sempre com um jovem europeu que sonhava com uma vida melhor fora da Europa assolada pela guerra ou crise económica.


Passemos então, à historia do Antonio.
                           
O António Pasin nasceu numa pequena localidade perto de Veneza e com 16 anos sonhava com uma vida melhor na América.
Reza a lenda que os seus pais venderam a mula que tinham para o António comprar o bilhete de barco que o levaria a Chicago.
Apesar de ser um habilidoso carpinteiro, tal como seu pai e avô, teve de passar por muitos trabalhos mal remunerados até conseguir juntar dinheiro para comprar madeira, ferramentas e alugar um pequeno atelier.
Antonio, trabalhava de dia e à noite construía os seus primeiros “wagons” em madeira.

                          The No.4 Liberty Coaster

Em 1927 o negócio prosperou e Antonio já pode empregar vários funcionários na sua empresa a que deu o nome the “Liberty Coaster Company” em homenagem à Estátua da Liberdade. E o seu “wagon” nº 4 Liberty Coaster foi um sucesso.

                                   

Em 1933 Chicago recebia a “World’s Fair” – uma espécie de Expo da altura. E Antonio lançou o seu primeiro “wagon” de metal encarnado que baptizou de Radio Flyer.
Radio em homenagem à recente invenção do seu conterrâneo Gugliemo Marconi – o rádio e “flyer” pela ideia de puro encantamento de criança, de que o seu “wagon” podia realmente voar.
                              Promotional Brochures

E é isso que a Radio Flyer tem feito há quase 9 décadas: fazer as crianças sonhar e também “voar” , consoante a velocidade atingida…


A gama diversificou-se ao longo dos anos e hoje tem triciclos, cavalinhos, trotinetes sempre com aquele ar vintage que adoramos.





E a boa notícia? É que podem já comprá-los em Portugal (aqui e aqui)  e são o presente perfeito de Natal ou de aniversário.
 E quando os pequenos índios e cowboys  já forem muito grandes para o seu "red wagon" ou triciclo, são peças decorativas fantásticas ou podem ser mesmo utilizadas por outros membros da família..


Podem ver todos os produtos da Radio Flyer aqui.

3 comentários:

  1. ADOREI!
    EXCELENTE POSTAGEM!
    AS IMAGENS SÃO VERDADEIROS TESOUROS.
    Cristina Sá

    ResponderEliminar
  2. Mais uma história fantástica de sucesso e uma óptima ideia de presente :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Bom dia!
    Gostaria de lhe dar os parabéns por este blog e simultaneamente de lhe pedir uma informação ! Comprei um triciclo da Radio Flyer na Imaginarium e para além de vir com ferrugem no guarda -lamas também tem um cheiro quase insuportável a borracha/pástico. O cheiro é tão intenso que a minha sala ficou impregnada deste odor! A pergunta que lhe coloco não se remete à ferrugem mas ao cheiro! Não sei se já esteve com um triciclo destes na mão, mas todos têm este cheiro??? Será que desaparece??? Eu não me acho capaz de aguentar este odor sempre que a minha filha quiser brincar com ele. Obrigada e aguardo ansiosamente a sua resposta
    Sónia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...