quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Os signos influenciam realmente a personalidade das crianças?

 
Maxwell -Heavenly Tenants

Curioso, tímido, enérgico, sensível: são algumas das características que todos nós observamos nos nossos filhos desde muito, muito cedo.

Mas, além da convivência e observação diárias, muitos pais acreditam que existe outra maneira de compreender melhor os pontos fortes e fracos dos nossos filhos: através dos signos.

Os mais “crentes”, fazem tudo para que a criança nasça no signo pretendido. Lembram-se do adiamento e indefinição em  torno do dia do parto do Príncipe George? Dizem que avó materna, a Carole Middleton, insistia que o “royal baby” tinha de nascer leão, signo digno de rei.
Por azar (ou não), nasceu poucas horas antes da mudança de signo, e o futuro Rei de Inglaterra é um pacato e caseiro “caranguejo”.

Há quem faça mapas astrais para compreender melhor as crianças, há livros para todos os géneros e preços, mas a maioria indica que o signo nada mais é senão a natureza da criança, que deve ser respeitada.



Em termos práticos, quem tem um filho “Capricórnio” não deve dizer à criança constantemente que deve sair do seu quarto para ir brincar com os amigos. Os pais deveriam compreender que, normalmente, esta criança gosta de estar sozinha e é importante respeitar esta necessidade.
Se os astros revelarem que a criança é impaciente como o “Carneiro”, não deve prometer nada num futuro distante…. Nada de lhe dizer na segunda-feira que vão ao circo no sábado. A criança vai ficar a semana toda a remoer o juízo dos pais, a reclamar e esperar ansiosamente que sábado chegue…
Enfim, tudo em nome do estímulo dos talentos naturais/ astrológicos da criança e evitando obviamente, a criação de estereótipos.

E agora divirtam-se a descobrir o que os astros revelam sobre os vossos filhotes, nesta versão abreviada recolhida pelo Chefe Índio. 

Para algo mais detalhado, garantimos que numa breve pesquisa na internet, encontram dezenas de especialistas que podem fazer mapas astrais complexos sobre os vossos pequenos índios e cowboys.

E então, identificam-se ou não?


             Vintage Print Of A Victorian Planetarium - Victorian Astronomy Print - Science Print - Planets & Stars - Night Sky - Astrology Print


Carneiro
Nascidos entre 21/03 e 20/04

A criança Carneiro é: muita activa e impaciente. Independente, não gosta particularmente de ordens e obrigações. São crianças que fazem as coisas com muita velocidade: desde uma refeição até aprender coisas novas na escola. Competitivas por natureza, lutam sempre pelas suas ideias. De personalidade forte, tendem a ser o centro das atenções em casa.
Como lidar com a Criança Carneiro: Essencial respeitar o seu ritmo rápido, mas é bom alertar sensibilizá-la que nem todos são assim ágeis. É preciso valorizar o espírito de liderança da criança e ensiná-la a fazer concessões e impor limites. Aprenda a ajudar a Criança Carneiro a manter a serenidade. Explique que disciplina não limita sua liberdade: ensine de maneira afectuosa.  Incentive o seu filho a terminar tudo o que começar. Peça que ele arrume o quarto depois de brincar, dê-lhe puzzles, desenhos ou jogos de construção, para que aprenda a controlar a impaciência e a enfrentar pequenos obstáculos para completar tarefas.

Touro
Nascidos entre 21/04 e 20/05
A Criança Touro é: apreciadora da beleza, do conforto e de uma rotina já estabelecida. Muito sensíveis à beleza, natureza e conforto em seu redor.  Precisam de segurança e não conseguem enfrentar muito bem mudanças repentinas. Pouco flexíveis, têm dificuldade em lidar com várias alternativas e problemas ao mesmo tempo.
Como lidar com a Criança Touro: Precisa de estabilidade, por isso, qualquer mudança deve ser feita com cuidado. A alimentação deve ser respeitada e o ideal é apresentar novos alimentos aos poucos. Mudá-los de escola pode ser fonte de angústia. Também não adianta apressá-los: eles têm um ritmo mais lento que outras crianças.
Estimule seu filho a fazer a mesma coisa de maneiras diferentes para que ele se habitue a trabalhar com diversas alternativas. Se hoje ele fez um desenho a lápis, ofereça tinta amanhã. Dessa forma ele ficará mais seguro em experimentar tudo o que seja novidade.

Gémeos 
Nascidos entre 21/05 e 20/06
A Criança Gémeos é:  alegre, curiosa e comunicativa. Gosta muito de movimento. Procura novidades a toda a hora e, por ser um tanto dispersa, deixa a mãe, o pai, o cão e o periquito de cabelo em pé… Tem a necessidade de se sentir compreendida, daí a importância de conversar bastante e estimular com as crianças nascidas neste período.
Como lidar com a criança Gémeos: os pais precisam de estar em constante comunicação. Falem e ouçam com atenção para que ele se sinta valorizado. Como tem sede de aprender coisas novas, procure oferecer desafios para estimular essa necessidade.
Prepare-se para a fase dos “porquês”. A criança vai fazer todo tipo de perguntas e insistir, caso você não saiba a resposta. Não toleram rotina: no seu quarto, deixe espaço para uma biblioteca e brinquedos didácticos. O seu filho vai precisar de muita actividade física e intelectual…

Caranguejo
Nascidos entre 21/06 e 21/07
A Criança Caranguejo é : emotiva, imaginativa e bastante caseira. Apega-se com facilidade a tudo e percebe o estado emocional das pessoas ao seu redor facilmente. Gosta de ficar em casa e, em geral, estranha muito outros ambientes. Gosta essencialmente do que lhe é familiar.
Como lidar com a Criança Caranguejo:  É uma criança sensível que exige cuidados e tem tendência a oscilações de humor.
Os pais devem compreender essa característica. Precisa de um lar aconchegante que lhe transmita segurança. Habitue seu filho a socializar, a sair de sua concha, de sua zona de conforto. Dotada de uma grande sensibilidade e empatia, está sempre rodeada de amigos. Outro traço característico é a tendência à desorganização: terá algum trabalho quando pedir para arrumar o quarto ou limpar o armário de brinquedos e não vai querer deitar nada fora, porque tudo tem valor sentimental.

Leão
Nascidos entre 22/07 e 22/08
A Criança Leão é: centralizadora, sedutora e cheia de vitalidade. Gosta de ser elogiada e não reage bem a críticas negativas. Procura ser o centro das atenções.
Como lidar com a Criança Leão: É preciso ensinar que ela não vai ser sempre a protagonista. Os pais devem estimular actividades em que a criança consiga expressar seu talento e criatividade. Por outro lado, o sermão não costuma  funcionar: a criança leão responde melhor a estímulos positivos. Encontre formas de ensinar mostrando como se deve agir, em vez de simplesmente criticar, sobretudo, em público.
Confiantes e orgulhosas, são muito precoces. Decore sua casa com cores alegres e forneça brinquedos e objectos que permitam à criança construir cenários de contos de fadas e de heróis que lutam contra dragões. Incentive a expressão artística. Gostam do contacto com a natureza, passeios ao ar livre e todo tipo de animais de estimação.


Virgem
Nascidos entre 23/08 e 22/09
A Criança Virgem é: tímida, concentrada, perfeccionista e adora ordem e rotina. Curiosas, adoram desmontar os brinquedos para ver como funcionam.
Como lidar com a Criança Virgem: procure delegar tarefas para a criança  sentir-se útil. Chame-a, por exemplo, para ajudar a fazer a cama, cozinhar. Procure estimular sua auto-estima e mantenha uma rotina. A criança deve aprender a relaxar e não dar tanta importância a questões de pouca relevância.
Muito sensível, é prudente, envergonhado e tímido. Desde pequenino, mostra sentido de responsabilidade. Prefere a calma à turbulência, gosta de jogos tranquilos e intelectuais.

Balança
Nascidos entre 23/09 e 22/10
A Criança Balança é: charmosa e afectuosa. Precisa de harmonia. A criança deste signo está constantemente a observar e a seguir o exemplo das pessoas em seu redor.
Como lidar com a Criança Balança: procure dar reconhecimento, pois gosta de ser admirada. Por ser um signo sociável, incentive-a a ter um grande círculo de amizades. Ao mesmo tempo, é preciso ensiná-la a não depender de ninguém para se sentir completa. Procure ajudá-la a ter confiança suficiente para tomar decisões.
Alegres e sensíveis, fáceis de conviver, são felizes, encantadores adoram estar  rodeados de amigos e têm pavor  da solidão. São, por natureza, indecisas e é bom que os pais as incentivem a tomar decisões desde cedo. Qualquer acção que force seu filho a tomar decisões é uma excelente forma de fazer com que ele desenvolva a confiança em si mesmo, a auto-estima e a busca der objectivos.

Escorpião
Nascidos entre 23/10 e 22/11
A Criança Escorpião é: aventureira, perceptiva, controladora, curiosa, ciumenta e energética. Estão sempre abertas a mudanças. Na verdade, adoram o processo de transformação do que está ao seu redor.
Como lidar com a Criança Escorpião: os pais devem, acima de tudo, aprender a respeitar a necessidade dessa criança de ser reservada em relação aos seus sentimentos. Permita que ela decida algumas coisas sozinha, mas demonstre que ninguém deve ser excessivamente controlador. É muito curiosa. Prefere jogos que a estimule a descobrir o que está oculto, adora mistérios e livros de aventuras. Prepare-se para milhares de “porquês”. Um excelente recurso para satisfazer sua necessidade de atenção é o teatro. Os meninos ou meninas de Escorpião transbordam energia criativa e o teatro permite-lhes viver a intensidade dos seus sonhos mais fantásticos..

Sagitário
Nascidos entre 22/11 e 21/12
A Criança Sagitário é: aventureira e destemida. Também precisa de espaço. O sagitariano é um explorador. Não consegue fazer sempre as mesmas coisas da mesma forma. É bem disposta e está em um constante processo de aprendizagem.
Como lidar com Criança Sagitário: permita- a  viver aventuras e sentir-se à vontade no seu espaço. Deixe-as sempre em movimento, incentive-as à prática de desporto.
Para tornar a vida do sagitariano mais feliz, basta proporcionar novas experiências: desde um brinquedo diferente até um passeio por um ambiente que ela não conheça. Irrequieta e traquinas, gosta de histórias de aventura, castelos, princesas, piratas guerreiros.

Capricórnio
Nascidos entre 22/12 e 20/01
A criança Capricórnio é: reservada e séria. A criança capricórnio tem necessidade de ser levado a sério, como se fosse um adulto.... Extremamente convencional, precisa de um ambiente estruturado, seguro e disciplinado. A sua natureza introspectiva e tímida prefere a tranquilidade, o previsível. 
Como lidar com a Criança Capricórnio: valorize sua habilidade em lidar com temas práticos e concretos.  São crianças são extremamente racionais, portanto procure explicar tudo que vai fazer. São, por natureza, sérias… excessivamente sérias! Incentive seu filho a relaxar, rir, deixar-se levar pelas suas emoções. Algumas actividades podem ajudar, como a pintura, modelagem jogos de dramatização e teatro, em que a criança pode aprender a expressar os seus sentimentos e a tornar-se mais sociável.


Aquário 
Nascidos entre 21/01 e 20/02
A Criança Aquário é: original, independente e não gosta de rotina. Nascem para o mundo e sua atenção está sempre do lado de fora.
Como lidar com a criança de Aquário: Dê-lhe espaço. Muitas ficam melhores na creche ou na escola do que em casa, justamente porque se relacionam com o Mundo. Os pais precisam entender e respeitar essa necessidade de ser livre. Procure deixá-la em espaços abertos e esqueça a rotina rígida.
Criativa e independente, adora variedade, estudos complexos e materiais de pesquisa e desmontar qualquer coisa, por mais complicada que seja… Gostam de observar o globo terrestre, explorar e descobrir localizações geográficas no planeta… e no espaço!


Peixes
Nascidos entre 21/02 e 20/03

A Criança Peixes é: encantadora, sensível. Muito dependentes das mães toda a vida…
 Hiper sensíveis.. é um desafio ensiná-los que não são responsáveis pela felicidade de todos.
Como lidar com a Criança Peixes: como são encantadoramente sensíveis, os nativos de Peixes tendem a sentir-se culpados pela infelicidade dos outros. Por isso, os pais não devem nunca fazer de vítima…só trará mais sofrimento para a criança. Procure estimulá-la a falar sobre seus medos e dificuldades e respeite sua necessidade de privacidade e o seu lado sonhador. Precisam de muita gentileza e carinho. E claro, muita música, histórias, passeios na natureza para entrar no mundo encantado do seu filho.


5 comentários:

  1. O Capricórnio nasce velho... e vai rejuvenecendo. Não é que seja necessariamente solitário, mas é muito autónomo e independente. E terra a terra, o mais possível! ;)

    ResponderEliminar
  2. É verdade! Temos um irmão capricórnio e confirma-se! :)

    ResponderEliminar
  3. Giríssimo! O meu filho mais velho é carneiro e é exactamente assim! Um "speedy gonzalez"! E o mais novo que é caranguejo, é o oposto...
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Fantástico! Em relação às munhas crianças acertou em cheio!!!!

    Vóvó Donalda

    ResponderEliminar
  5. Eu era tal e qual o que refere o meu signo. A minha filha (balança) tem algumas semelhanças com a descrição.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...