segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Receita de Nápoles ideal para crianças: Pesce Finto



Se estiverem como nós, estão com uma mega neura.
Gostávamos muito de acreditar que Setembro é o mês dos recomeços, do despertar de uma nova espiritualidade, de tomar as decisões da nossa vida, de ganhar um novo fôlego....

Pois... mas para nós ( e para a maioria dos mortais, sejam índios ou cowboys ou não) é o mês mais nostálgico do ano. O recomeço do stress e das rotinas que preferíamos adiar  uns bons tempos entre mais um mergulho no oceano...

Nestas férias, estivemos com uns amigos italianos. E entre muita conversa, praia, gargalhadas e confidências à boa maneira latina, também trocámos receitas.

Esta vem de Nápoles e era uma receita "della Nonna" da Giovanna : "Pesce Finto, que quer dizer Peixe Fingido.

Receita saudável, rápida e económica, óptima para as crianças e para aqueles dias em que não nos apetece ter muito trabalho na cozinha.

E do que precisamos?

1,5 kg de batata
2 latas de atum
maionese (de preferência caseira)
Imaginação para a decoração do "peixe"

Coze-se a batata e esmaga-se como para fazer puré. 
Junta-se o atum e a maionese e mistura-se tudo muito bem com as mãos. Coloca-se numa travessa e faz-se com essa "massa" a mais forma de um peixe. Decora-se à vontade.
Podem fazer doses individuais de peixinhos ou tubarões...ou versão familiar.

Foto e produção Índios e Cowboys

Para a maionese: 1 gema de ovo; sumo de 1 limão; uma pitada de sal; (facultativo: uma colher de chá de mostarda e/ou um pouco de pimenta moída); azeite.
Mistura-se a gema com o sumo de limão, o sal (e os ingredientes facultativos) e vai-se adicionando o azeite em fio enquanto se bate tudo com um garfo. 
À medida que se junta o azeite, a maionese vai ficando progressivamente mais consistente, podendo variar a consistência em função do gosto de cada um). 


Foto e produção Índios e Cowboys
 Enviem-se as vossas versões do Pesce Finto e muita sorte ( e paciência) para este recomeço...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...