segunda-feira, 6 de maio de 2013

A estátua de Peter Pan.


Não podíamos falar do Peter Pan sem mencionar um dos recantos mágicos de Londres… bem escondido nos jardins de Kensington.

                                 

A estátua de Peter Pan!

E como em tudo o que envolve a nossa personagem preferida, há toda uma aura de magia e secretismo em torno da sua estátua.

A estátua foi erguida secretamente durante a noite e apareceu por “golpe de magia” no dia 1 de Maio de 1912 nos jardins de Kensington.


Não houve qualquer comunicado ou publicidade sobre a estátua, apenas este anúncio no dia 1 de Maio  de 1912 no “The Times” que dizia algo como:

“ Há uma surpresa reservada a todas as crianças que forem aos Jardins de Kensington alimentar os patos esta manhã. Perto da pequena baía, no lado sudoeste da “Serpentine” encontrarão um presente de J.M. Barrie, uma estátua de Peter Pan com o seu cachimbo no topo de uma árvore, rodeado de fadas, ratinhos e esquilos. A estátua que retrata o rapaz que nunca vai crescer, é obra de Sir George Frampton.”



A localização exacta da estátua foi decidida pelo próprio autor de Peter Pan, J.M. Barrie.
Barrie vivia perto dos Jardins de Kensington, publicou a sua primeira história de Peter Pan em 1902 e os jardins foram verdadeiro palco de inspiração.

No seu primeiro conto “The White Little Bird”, Peter foge do seu quarto e voa até à beira do lago, local exacto onde a estátua foi erigida.

E o mais engraçado? O modelo da estátua foi o pequeno Michael Llewelyn Daviee, um dos 5 “enteados”de Barrie (filhos de uma amiga de longa data que se crê ter sido o amor da sua vida) e  que aparece nesta fotografia vestido de Peter Pan.  



Na verdade, a história de J.M. Barrie está cheia de contornos dramáticos e envolve a morte de um irmão, uma mãe que nunca superou a morte do seu filho preferido, um casamento infeliz e uma paixão por uma mulher casada ( a mãe do Michael da fotografia) com 5 filhos que morre prematuramente, ficando Barrie como tutor das crianças.

Encontram pormenores mais ou menos sórdidos na internet, mas há um bom filme de 2004 que nos dá a conhecer mais  da sua biografia “FindingNeverland” e que conta com Jonhy Depp e Kate Winslet nos principais papéis.



E se nunca viram o filme, preparem os lenços de papel porque vão chorar do princípio ao fim…Palavra de Chefe Índio.

2 comentários:

  1. Chorei tanto no cinema...e foi numa primeira saída com o meu namorado. Uma vergonha!!!
    Ana S.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...