quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O regresso às aulas nos anos 60 com a LIFE.



A revista LIFE foi lançada a 23 de Novembro de 1936.

                


Uma das principais apostas desta publicação foi sempre a fotografia, optando sempre por imagens que por si só contassem uma história.

A aposta na imagem, algo inovadora para a época, permitiu que os leitores conhecessem outros locais e outros povos até então mais distantes.


A inovação sempre foi uma das imagens de marca da LIFE e, em 1938, tornou-se uma das primeiras publicações a mostrar nas suas páginas fotos do nascimento de um bebé. Apesar de ter feito avisos prévios tanto a assinantes como às comunidades religiosas, a revista acabou por ser banida em cerca de cinquenta cidades norte-americanas e ainda no Canadá.

A cor surgiu pela primeira vez na capa da revista em 1941, mas só em 1956 é que a totalidade das edições do ano foram impressas a cores.

                 

Em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, a LIFE lançou um programa inovador que consistiu na criação de uma equipa de 23 militares e 19 civis destinada a elaborar uma colecção de arte sobre o espírito da guerra, tanto na frente de batalha como nos Estados Unidos da América. Ao todo, foram criados mais de mil quadros, aguarelas e ilustrações, alguns dos quais seleccionados para ficarem expostos no Pentágono, quartel-general do Departamento de Defesa norte-americano. Mas, nesse mesmo ano, a publicação de fotos com atrocidades infligidas pelos soldados norte-americanos a combatentes inimigos levantou uma onda de protestos junto de um público que não estava habituado a ver esse lado da guerra. Embora de um modo mais ligeiro, a situação repetiu-se aquando da Guerra do Golfo, em 1991.

Nos anos 50, já era editada, para além da LIFE semanal, uma versão em espanhol e outra para o mercado internacional.
Em 1963, foi publicada pela primeira vez uma edição extra da revista, por ocasião do assassinato do presidente John Fitzgerald Kennedy.
A LIFE deixou de ter publicação semanal em 1973, altura em que passou a ser publicada apenas duas vezes por ano. Esta situação manteve-se até 1979, quando a periodicidade passou a ser mensal. A única exceção aconteceu durante a intervenção norte-americana no Koweit, em 1991, altura em que a revista foi posta à venda todas as semanas.

A LIFE terminou em 2000.
E com ela fechou-se uma janela para o mundo para milhões de leitores físicos.

Mas nem tudo são más notícias, porque os arquivos da LIFE estão disponíveis on line em http://life.time.com/

Preparem-se para mergulhar num novo universo.

Até lá deliciem-se com estas fotografias de um liceu nos EUA em 1968.

 são tão fantásticas que parecem uma produção de moda...














 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...