quinta-feira, 18 de abril de 2013

Livros infantis vintage: Tudo sobre o "Curious George"


"Curious George", um ícone  infantil nos EUA há mais de 60 anos continua a cativar meninos norte-americanos e em todo o mundo.


  

Os contos infantis deste simpático, destemido e curioso macaco deram lugar a desenhos animados e a um merchandising imenso.






Mas verdadeiramente curiosa é a história dos seus criadores.

Hans Augusto Rey nasceu em 1898 em Hamburgo, na Alemanha. Cresceu perto do famoso Hagenbeck Zoo onde cedo despertou a sua paixão por animais, passando horas a desenhá-los.

Margarette Elisabeth Waldstein (tendo adoptado o nome artístico,Margret Rey) também nasceu em Hamburgo em 1906.

                       

Chegaram a conhecer-se ainda jovens, mas os destino quis que só se reencontrassem em 1935 no Rio de Janeiro, onde Hans era vendedor de banheiras (negócio da família) e Margret era refugiada.

Casaram-se no Brasil em 1935 e mudaram-se para Paris depois da sua lua-de-mel. Foi em Paris que um editor convenceu Hans a publicar um livro depois de ter visto os seus cartoons com uma girafa. Assim, nasce “Raffy and the Nine Monkeys”, o percursor do nosso macaco George.

Mas os tempos não estavam fáceis no velho continente e o casal Reys (ambos judeus) tiveram de fugir de Paris face à ameaça da ocupação nazi.
Hans consegui arranjar duas bicicletas e na manhã de 14 de Junho de 1940 fugiram apenas com uma muda de roupa, alguma comida e 5 manuscritos, e um deles era o do “Curious George”.
Os Nazis entraram em Paris horas mais tarde e o casal Reys conseguiu chegar a muito custo a pedalar até à fronteira de Espanha.
 Em Espanha, venderam as suas bicicletas em troca de um bilhete de comboio para Lisboa. De lá foram de novo para o Brasil e depois para Nova Iorque onde começaram uma nova vida como autores de livros infantis.
A sua saga até deu origem a um livro "The journey that saved Curious George".

                             

O primeiro livro do Curious George foi publicado em 1941 pela Houghton Mifflin e venderam já mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo.
Hans e Margret faleceram em 1977 e 1966, mas a sua obra persiste graças à "Curious George Foundation" que desenvolve e apoia programas para crianças que têm as mesmas características do nosso macaquinho George: ingenuidade, determinação e curiosidade em aprender. Claro que muitos programas da Fundação são obviamente direccionados para a prevenção de maus tratos em animais.










3 comentários:

  1. Como é que eu não conhecia?? Agora fiquei ainda mais curiosa (Curious Ana :D) dada a história dos criadores.

    ResponderEliminar
  2. :-) adoro o wood car! Tenho ideia de já ter visto este macaquinho algures...

    ResponderEliminar
  3. Eu também não conhecia. Comprei um brinquedo nos EUA e como tenho um "curious george" dentro de mim, resolvi investigar.
    A história dos criadores é impressionante!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...