terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Porque o Zé Carioca tem tudo a ver com o Carnaval...



Para quem acha que o Blu do "Rio" é o papagaio, aliás a arara azul mais cool que apareceu no  campo da animação, desengane-se. E, note-se, que nós adoramos o filme.

Muitos anos antes, os estúdios da Walt Disney criaram o mítico Zé Carioca, o papagaio mais malandro, simpático e com samba no pé de todos os tempos.



Em 1941,  incumbido de zelar pela "Good Neighbour Policy" que que fazia parte dos esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial, Walt Disney viaja pela América latina com uma equipa de ilustradores a pretexto de buscar inspiração para a criação de novos personagens.



 

Ficaram hospedados no Copacabana Palace e  montaram ali uma espécie de miniatura dos estúdios que Disney e seu irmão Roy controlavam em Burbank, na Califórnia, de modo a  que os visitantes brasileiros pudessem ter conhecimento de como funcionava a criação de um desenho animado.

No Brasil, os cartoonistas Luis Sá e José Carlos de Brito e Cunha ajudaram Disney a desenvolver a figura e a personalidade do papagaio “Zé Carioca”, “ personagem concebido para ser a síntese dos laços de amizade entre os estados Unidos e o Brasil”.

                    

Em 1942, ao ser apresentado  nos Estados Unidos, ao músico José do Patrocínio Oliveira,  famoso músico que acompanhava Carmen Miranda, Walt percebeu e visualizou de imediato o papagaio José!  Joe para os americanos e Zé para todos nós.

Nascido na cidade de Jundiaí em 1904, o violonista e cavaquinista, chamado pelos amigos de Zezinho, tinha um bocado de trejeitos. “Ele era todo rapidinho, não parava de se mexer nem de falar”, conta o director de TV José Amâncio, que foi muito próximo do músico. “Não é que Zezinho tivesse um jeito parecido com o do personagem. Ele simplesmente era o Zé Carioca!”

E assim se fez história...foi o nosso músico, José do Patrocínio Oliveira (que não era carioca, mas de São Paulo) que deu a voz ao nosso Zé Carioca em "Alô Amigos" (1942) e "Você já foi à Bahia? (1944)"




“Disney dizia que o Zezinho tinha até nariz de papagaio. E o levava para o estúdio, botava um chapéu nele, dava um guarda-chuva na mão dele e pedia para ele andar, sambar, rebolar... Os desenhistas ficavam assistindo para fazer o papagaio se mexer do mesmo jeito. E o Zezinho dizia: ‘Mas eu não sei rebolar, sou paulista!’”



Se a viagem de Disney ajudou a resolver um problema diplomático do governo Roosevelt, serviu, também, para ajudar a Disney a solucionar problemas financeiros. Com a guerra, o importante mercado cinematográfico europeu, à excepção do Reino Unido, tinha sido fechado para os filmes americanos. 

                             

Uns bons anos mais tarde, Zé Carioca, tal como actualmente o Blu do "Rio" foram alvos de fortes críticas ideológicas por caricaturarem o Brasil (o malandro que detesta trabalhar, vive na farra, recusa qualquer compromisso e se interessa apenas por mulheres, samba e futebol).


Politiquices e estereótipos à parte, o que interessa é que este charmoso papagaio continua a ter uma legião de fãs e permitiu que se criassem obras-primas como estas que devia ser de visualização obrigatória para todos os nossos queridos Índios e Cowboys miúdos e graúdos especialmente nesta época Carnavalesca:





E há mais...quem resiste a estas havaianas, t-shirts, almofadas e carteiras do Zé Carioca?



                      





                                                                               
                            


ze_carioca_2.JPG



.




6 comentários:

  1. Temos de apresentar o Zé Carioca às nossas abobrinhas, elas já são fãs do Blu :o)

    ResponderEliminar
  2. Boa! Mostrem-lhes os vídeos! São deliciosos!

    Lá em casa, o pequeno índio é fã do Zé e do Blu.

    Mas ultimamente até pede para ver mais vezes os dvds com o Zé Carioca.

    Nós comprámos os nossos aqui http://www.fnac.pt/Ola-Amigos-sem-especificar/a643937.

    Um beijinho do Chefe Índio

    ResponderEliminar
  3. adoro este blog! lá em casa também somos muito fãs de filmes, livros e brinquedos com alguma e muita idade...
    obrigada por estes posts tão divertidos e interessantes. agora sou visita muito assídua!

    ResponderEliminar
  4. Que bom, Andrea!
    Bem-vinda à nossa Tribo!:)

    ResponderEliminar
  5. Desde que me conheço que sou fã do Zé Carioca! Acontece que este boneco tem tanta força que os meus netos já são também seus seguidores...
    Pena que aqui em Portugal não haja roupa nem acessórios com o amigo carioca!É que só de o visualizar pensamos em Verão,samba e muita alegria!

    Viva o rei ZÉ CARIOCA!!!! E obrigada aos índios por esta reportagem tão bem documentada!

    ResponderEliminar
  6. I really want those wallets! Too bad I live in the States!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...