terça-feira, 15 de outubro de 2013

Índio e Cowboy do mês: Margarida Brito


Este mês entrevistámos uma verdadeira contadora de histórias.

Imaginem um espaço confortável, arejado, com um bolo a sair do forno, fruta acabada de apanhar,  uma toalha colorida de algodão na mesa, o sol a entrar pela janela ampla e cheiro  a vento e liberdade no ar e boa conversa…
É assim, o espaço da Margarida: http://deixaentrarosol2.blogspot.pt









Um espaço em que partilha a magia que cria com as suas fotografias e com as suas palavras.

Foi com a Margarida que descobrimos que há chalets de madeira versão White Christmas em Portugal e uns fantásticos patins para o gelo em madeira.

É verdade que não podemos engarrafar o cheiro a mar, a esteva, a sal e o som do vento…mas podemos ter um quadro da Margarida em casa, da sua colecção White que é quase a mesma coisa. Além de ser um poderoso amuleto contra os dias e pessoas mais cinzentas...


Bem-vinda aos Índios e Cowboys, “Raio de Sol”!




1.   O que queria ser quando era criança?
Quis ser muitas coisas…

Parteira (acho que tinha a ver com o facto de todos os Natais pedir irmãos e os meus pais não me fazerem a vontade);

Repórter do programa “O Homem e a Terra” (sempre adorei a Natureza e a ideia de me embrenhar no meio dela, em longas investigações e documentários, fascinava-me);

Bailarina (sempre! Até tarde, até ao momento em que no acesso ao ensino superior disse à minha mãe que me ia candidatar a Direito e à Escola Superior de Dança e ela me demoveu da última…)

Arquiteta (sempre gostei de desenho e a ideia de “construir” está na minha massa do sangue, mas no ano em que falei nessa opção a minha querida Prof. de Matemática perguntou-me se eu sabia que média estavam a pedir na sua disciplina, para entrar nesse curso… Eu que SEMPRE fui péssima a Matemática, percebi logo a direta!)


2.   Melhores memórias de infância?
As férias, os Natais, os momentos em família. Fui filha, sobrinha e neta única do lado da minha mãe e a vida familiar sempre foi vivida de forma muito intensa e bonita. Tenho a certeza que essa infância foi muito importante numa boa parte do que sou e de como vejo e sinto a vida e determinante em fazer de mim “uma mulher de família”

3.   Livro infantil preferido?
Os livros da Anita. Por todos os motivos. Pelas histórias fantásticas que me faziam desejar ter uma vida cheia de aventuras como a sua; pelas ilustrações que me transportavam para dentro das suas páginas; por ter o mesmo nome da protagonista – sim, querido Chefe Índio, sou Ana Margarida e era por Anita que era chamada em casa e largamente conhecida na vizinhança, quando era pequenina.

4.  Filme infantil preferido?
Não sendo propriamente um filme infantil, marcou completamente a minha infância: Música no coração. Porquê? Porque se cantava  e tinha campo e uma história emocionante e bonita. E uma banda sonora que conhecia – e conheço! – do principio ao fim  e que imitava em frente ao espelho na sala, com o disco de vinil a girar incessantemente sob a agulha. Tantas vezes e tantas vezes que está cheio de riscos, mas ainda o tenho!

5.  Música infantil preferida?
Tantas! A música nasceu comigo! Já disse que sabia de cor e salteado a banda sonora do Música no Coração?... Dó, Ré, Mi…
Doe, a deer, a female deer. Ray, a drop of golden sun.


6.  Brinquedo preferido em criança?
A minha Nancy querida, que vestia sempre de acordo com a temperatura do dia e que deixava a tomar conta de todos os outros quando ia de férias. Tinha tudo ou quase tudo o que se podia ter da Nancy – e na altura havia muita coisa que só se conseguia na vizinha Espanha, em excitantes viagens a Badajoz!


7.   Brincadeira preferida em criança?
Jogar às escondidas! Uma excitação e um exercício de perícia, para encontrar o melhor esconderijo. A estratégia sempre me atraiu.

  
8.   Se pudesse voltar a ser criança o que faria?
Continuaria a pedir um irmão ou uma irmã :)

9.   Fontes de inspiração para o trabalho e para a vida?
Os meus pais e a minha avó materna. Estas três pessoas, ainda que por razões diferentes, são traves-mestras na minha visão de vida e a quem devo os valores por que me rejo e que muito me orgulham.

10.  Blogues e sites que segue habitualmente?
Querido Chefe… hoje em dia, cada vez menos…
A falta de tempo pessoal devido a um recente mas intenso e intensivo desafio profissional fazem com que opte por usufruir do tempo pessoal disponível de forma muito criteriosa e muito menos on line.
Por outro lado, confesso que a blogosfera me foi cansando nos últimos tempos, pelo constante copy/paste de imagens e conteúdos.
Blogues como o do meu Querido Chefe Índio são raros, e por isso me cativam e inspiram. Por aqui não só se respira novidade como se pode apreciar e ficar mais rico com um apurado trabalho de pesquisa.
Os temas oscilam entre a terna nostalgia e a partilha de novidades interessantes. Tudo sempre coroado por uma enorme elegância e um bom gosto a toda a prova. A cereja em cima do bolo?... O carinho e atenção com que o Querido Chefe nos presentei sempre.
Por mim falo. Sou uma sortuda por me ver entrevistada por aqui, nesta Tribo tão especial em tantos sentidos.

Obrigada, Querido Chefe Índio!
Abraço apertado. Que o Sol o ilumine!

12 comentários:

  1. Parabéns ao Índios e Cowwboys e à "Raio deSol": a entrevista está tão interessante que se fica com vontade não apenas de conhecer mais da entrevistada como com curiosidade para saber quem será entrevistado a seguir! Os dois blogs são muito (mas mesmo MUITO) interessantes!

    ResponderEliminar
  2. Se um dia eu for a entrevistada desta tribo e me perguntares o que quero ser quando for grande, vou responder que quero ser como ela para conseguir captar a grandiosidade das pequenas coisas da vida através da lente da objetiva :) a minha vida ganhou vida no dia em que comecei a deixar entrar o sol nela...

    ResponderEliminar
  3. Tudo isto e o que fica por dizer, em forma de um grande Obrigada! ❤

    http://deixaentrarosol2.blogspot.pt/2013/10/fazer-parte-da-tribo.html

    E já agora, Pedro, pelo que me toca... fiquei sem palavras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) É a verdade: eu não costumo ler blogs e, confesso, menos ainda blogs femininos mas depois de ler a entrevista, fui logo ver o "deixaentrarosol" e fiquei admirado pelas fotos e pelo conteúdo do mesmo, que só confirmaram a impressão que decorria da entrevista. :) Muitos parabéns (por arrasto, também à sua família ;) ) e que continue assim. Fico à espera de mais raios de sol. :) ;)

      Eliminar
    2. Mais uma vez, muito obrigada Pedro pelas suas simpáticas palavras. Será sempre muito bem vindo ao Deixa entrar o Sol. Apareça! :)

      Eliminar
  4. Um retrato simples e sereno, como a Margarida o é.
    Eu? tenho o privilégio de a conhecer pessoalmente. Sou por isso, uma pessoa cheia de sorte.
    Parabéns pelo blogue e pela escolha da pessoa.

    ResponderEliminar
  5. Assim como a tanita sou uma sortuda de a ter como amiga pessoal... ela é linda por dentro como por fora. Ao pé dela o sol brilha sempre!
    Adorei!!!!

    ResponderEliminar
  6. A todos, em jeito de agradecimento!

    http://youtu.be/Ross_8ZILM4

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...