quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Como surgiu a tradição do Calendário do Advento?

24 janelinhas, 24 surpresas ...
De há uns anos para cá, começaram a aparecer nas lojas de decoração e supermercados Calendários do Advento para o Natal, geralmente com um chocolate dentro de cada janelinha.

                   


E de onde vem esta tradição?

Uma tradição protestante da Alemanha, caros índios e cowboys…

Até ao século XVI , as crianças recebiam os seus presentes no dia de São Nicolau (6 de Dezembro). No entanto, o reformador da Igreja Católica, Martinho Lutero, figura central da Reforma Protestante, rejeitava a veneração de santos e mudou a tradição.
 A partir daí a troca de presentes passou a ser no Natal.
Para adoçar esse tempo de espera, os protestantes desenvolveram ao longo dos anos muitos costumes e tradições, como o Adventskalender – o famoso Calendário do Advento.

Muitas vezes, as famílias mais pobres pintavam 24 marcas de giz na porta e as crianças podiam apagar uma marca a cada dia. Outras famílias colocavam pedaços de palha na manjedoura e  acendiam velas com 24 marcas . As famílias católicas acabaram por adotpar o Adventskalender e a tradição espalhou-se por toda a Alemanha.

Uma livraria da Igreja protestante em Hamburgo imprimiu o primeiro calendário em 1902, na forma de relógio.
Um ano depois, a editora Gerhard Lang em Munique começou a vender pequenas imagens coloridas que podiam ser recortadas e coladas em 24 campos de uma caixa de papelão. E em 1904 o jornal "Stuttgarter Neuen Tagblatt" publicou um calendário de Natal como suplemento de sua edição.

                     

Mas foi em 1920 que apareceram no mercado os calendários de Advento com pequenas janelinhas de abrir. Por trás delas, havia imagens ou versículos da Bíblia.

Mas durante o regime nazi, os símbolos cristãos foram substituídos por personagens de contos de fadas ou divindades germânicas….

A partir da década de 50, o calendário passou a ser produzido em massa, tornando seu preço mais acessível. 
Atrás de cada janelinha, havia pequenas imagens de cidades com neve, paisagens ou, novamente, motivos cristãos. Alguns calendários também vinham com chocolate ou outros doces.


Actualmente até há Adventskalender com joias, cosméticos e rifas da lotaria.

E muitos são feitos em casa e personalizados de acordo com o gosto de cada família.


                

    

Algumas cidades alemãs têm o Adventskalender em tamanho gigante...


Imaginem prédios ou casas, em que janelas de verdade se abrem... O Adventskalender  maior e mais famoso é no centro de Leipzig. Mede 857 metros quadrados. 
Todos os dias, às 16 horas, de 1º até 24 de Dezembro, abre-se uma janela, onde aparecem motivos de Natal.


Todas as imagens via Pinterest


E agora, quando oferecerem um calendário do Advento aos pequenos índios e cowboys já vão saber a sua origem... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...