Em primeiro lugar, temos de confessar algo que pode soar a
sacrilégio… não somos os fãs nº1 da Nutella.
E com esta declaração, lá se foi a hipótese de mega post patrocinado...
Em criança até gostávamos de ir à despensa e come-la à
colherada às escondidas…mas, com a idade, o paladar apurou e passamos a gostar
de sabores mais intensos e menos doces.
Na hipótese remota, dos senhores das Nutella lerem os Índios
e Cowboys, sugerimos a criação de uma Nutella de 80% Cacau ...aí talvez nos
conquistem…
Mas, acima de tudo, gostamos é de uma boa história, de
campanhas de publicidade e de imagens como estas…
A Nutella faz parte do património italiano.
Criada em 1945, nas
montanhas de Asti por um padeiro chamado Pietro Ferrero, que resolveu misturar
chocolate (ainda a ser racionado na altura por causa da Guerra) com pasta de
avelã.
Rapidamente, a sua criação a que chamou Giandujot, transformou-se num creme de barrar
conhecido por Supercrema.
E este era o anúncio do Supercrema, o pai da
Nutella:
Face ao imenso sucesso do Supercrema, em 1964 a
empresa expandiu-se para fora de Itália e mudou o seu nome para aquele que
conhecemos hoje: Nutella.
E conquistou uma legião de fãs em todo o mundo….
Dizem que se vende um frasco de Nutella a cada
2, 5 segundos em todo o mundo e até se comemora o Nutella World Day a 5 de Fevereiro.
Os Franceses são os maiores apreciadores, consumindo a módica quantia de 75 mil toneladas de Nutella
por ano.
Envolta em grande polémica, uma vez que 20% da composição
da Nutella é óleo de palma, cujo cultivo
desenfreado
tem permitido o desmatamento da floresta tropical na Indonésia, contribuído
para a extinção dos orangotangos e as mudanças climáticas, a Ferrero (dona da
marca Nutella) aderiu recentemente a uma política de certificação sustentável do cultivo do óleo de
palma.
Polémicas e gostos à parte, passemos então às deliciosas e datadas campanhas, quase do tempo em que os animais falavam e ninguém discutia a obesidade infantil, efeitos nocivos da publicidade nas crianças, protecção das minorias étnicas, desmatamento da floresta tropical e alterações climáticas.
Quase ficamos com vontade de ir à despensa ver se se encontramos um frasco de Nutella para comer à colherada...
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