Ah….o
cheiro dos livros…e as ilustrações dos livros infantis….
Horas
passadas literalmente a devorar livros, na cama, na sala, na praia, na livraria
ou na biblioteca mais próxima.
Sim, até
somos do tempo em que a mãe nos deixava sentados no chão do supermercado a ver
livros enquanto fazia as compras…
E porque
um livro é o melhor presente que podem dar aos pequenos índios e cowboys,
seguem 24 ideias para eles lerem mais e melhor.
Texto
adaptado do imperdível blogue LivrosAbertos
ESCOLHER,
CUIDAR, AMAR
1. Quarto,
sala, cozinha, casa-de-banho… Não importa onde os livros estejam guardados.
Devem estar acessíveis em armários, estantes ou prateleiras baixas para as
crianças encontrarem com facilidade.
2. Os
livros devem ser mantidos limpos.
3. O
ideal é que os livros estejam organizados de forma simples para si e para o seu
filho (por gosto, temas, ordem alfabética…).
4. Um
livro impecável é livro não lido. Ensine o seu filho a cuidar e a preservar o
livro, mas não exagere: tem que ter ar de usado, de mexido e remexido.
5. A
hora da leitura simboliza troca de afecto. Se parar tudo e ler para a criança,
ela entende a mensagem: ao escolher um livro, está a mostrar o carinho que sente por aquele objecto;
o seu filho, então, vai aprender a
amá-lo também.
HORA E LUGAR CERTOS?
6. Ler
antes de dormir é uma delícia e muito útil, mas boas leituras podem acontecer
de manhã cedo, depois do pequeno-almoço, no regresso da escola, após o almoço
de domingo… A toda a hora é hora.
7. Na
sala de espera de consultório, na viagem de comboio ou avião, na sala, no
jardim, durante o banho… O importante é que a leitura aconteça quando houver
disposição por parte da criança e de quem lê para ela.
8. Ver
os pais a ler é um dos melhores incentivos. Aproveite a hora em que está com o
livro em mãos para estimular também na criança a leitura individual: enquanto está
com o seu, ela escolhe e folheia um da maneira que quiser. Óptimo treino para
começar a ler sozinha.
UMA
FORMA ESPECIAL DE LER
9. Leia
com calma, degustem o livro lado a lado. Se a criança tiver vontade de ficar
mais tempo numa ilustração ou se quiser fazer perguntas, conversem. Se for o
caso, use um marcador e continue a leitura no dia seguinte. Não se prenda com o
tamanho do livro e nem com a obrigação de concluí-lo de um só fôlego.
10. Evite
fazer a leitura em um único tom de voz. Vá mudando a entoação de acordo com os
momentos da história, troque olhares com a criança, faça comentários,
perguntas, ria, chore, expresse suas emoções!
11. Interrompa
a leitura em alguns momentos se estiver a ler um livro mais complexo, e
converse com seu filho sobre a história. Assim, cria uma oportunidade para que
ele faça perguntas.
12. Se
for a criança que estiver a ler em voz alta, evite corrigi-la em eventuais
erros e tropeços, e faça poucas interferências (e com suavidade).
BRINCAR, IMAGINAR, SONHAR
13. Que
tal fazer com a criança uma encenação teatral? Demarque um espaço na casa e
peça que ela invente uma voz para as personagens. Depois, releiam a história e
interpretem o enredo.
14. Para
incrementar e tornar a brincadeira ainda mais criativa, use objectos da casa
para interpretar. Um saleiro pode virar um sultão, um pote, uma princesa, um
lenço, uma bruxa…
15. Quando
terminarem, alterem o fim ou incluam algo mais na história: pode ser uma
palavra, um outro adjectivo, um rumo diferente…
16. A
ilustração é ponto de partida para referências artísticas. Desenhar as
histórias pode ser também uma óptima forma de brincar e de memorizar o livro.
17. Se
as meias antigas podem transformar-se em bonecos, que tal costurar um botão
aqui, uma linha ali e criar uma carinha igual à da personagem da história?
18. Filmes
e peças teatrais baseadas na história também são óptimas formas de mostrar o
quanto pode render um livro que amamos.
19. O
livro pode ainda transformar-se num brinquedo. Dá para brincar à biblioteca, livraria,
empilhá-los ou colocá-los abertos de lado a lado, formando casinhas ou outros
objectos simbólicos.
TROCAR E COMPARTILHAR
20. Com
o tempo, ler torna-se cada vez mais uma actividade individual, mas falar sobre
os livros é um hábito que pode (e deve) começar cedo.
21. Incentive
que seu filho a trocar livros com amigos, e a escola é um óptimo espaço para
isso acontecer. Se essa não for uma prática da escola, converse com os
professores.
22. Escolha
com o seu filho livros de que ele goste para dar de presente aos amigos.
23. Se
for um dia de brincadeira com os amigos em casa, que tal uma pausa para ler?
24. Uma história sempre há de ser relembrada. Que tal no carro,
uma conversa sobre a história da noite anterior?
Acções como estas podem
mostrar que um bom livro nos marca para
sempre.
E isso, queridos Índios e Cowboys, é único.
Muito bom.
ResponderEliminarE as fotografias fantásticas.
T.
Chefe índio,
ResponderEliminarAcredito que dentro da gente há muitos
livros. São os livros que lemos e que
vão nos acompanhar pela vida inteira.
Adorei a postagem"O cheiro dos livros".
Voltarei muitas vezes para relê-la.
Lindo observar as imagens das crianças
encantadas com os livros.
Parabéns!
CRISTINA SÁ
Muito obrigada, Cristina.
ResponderEliminarNós somos suspeitos porque somos verdadeiros devoradores de livros, o que complica um pouco a gestão do espaço em casa...mas não nos rendemos às novas formas de leituras digitais.
Onde fica a magia de escolher e folhear um livro? E as memórias olfactivas?
E bem-vinda à Tribo!
Adorei...:)
ResponderEliminarAdorei!!! por aqui somos "devoradores de livros"... ler, ler, ler e muita diversão sem dúvida ;)
ResponderEliminarhá poucas coisas tão reconfortantes como o cheiro dos livros ;-)
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