segunda-feira, 4 de março de 2013

O cheiro dos livros.


 

Ah….o cheiro dos livros…e as ilustrações dos livros infantis….
Horas passadas literalmente a devorar livros, na cama, na sala, na praia, na livraria ou na biblioteca mais próxima.


Sim, até somos do tempo em que a mãe nos deixava sentados no chão do supermercado a ver livros enquanto fazia as compras…
E porque um livro é o melhor presente que podem dar aos pequenos índios e cowboys, seguem 24 ideias para eles lerem mais e melhor.

Texto adaptado do imperdível blogue LivrosAbertos 
ESCOLHER, CUIDAR, AMAR
1. Quarto, sala, cozinha, casa-de-banho… Não importa onde os livros estejam guardados. Devem estar acessíveis em armários, estantes ou prateleiras baixas para as crianças encontrarem com facilidade.
2. Os livros devem ser mantidos limpos.
3. O ideal é que os livros estejam organizados de forma simples para si e para o seu filho (por gosto, temas, ordem alfabética…).
4. Um livro impecável é livro não lido. Ensine o seu filho a cuidar e a preservar o livro, mas não exagere: tem que ter ar de usado, de mexido e remexido.
5. A hora da leitura simboliza troca de afecto. Se parar tudo e ler para a criança, ela entende a mensagem: ao escolher um livro, está a  mostrar o carinho que sente por aquele objecto;  o seu filho, então, vai aprender a amá-lo também.




HORA E LUGAR CERTOS?
6. Ler antes de dormir é uma delícia e muito útil, mas boas leituras podem acontecer de manhã cedo, depois do pequeno-almoço, no regresso da escola, após o almoço de domingo… A toda a hora é hora.
7. Na sala de espera de consultório, na viagem de comboio ou avião, na sala, no jardim, durante o banho… O importante é que a leitura aconteça quando houver disposição por parte da criança e de quem lê para ela.
8. Ver os pais a ler é um dos melhores incentivos. Aproveite a hora em que está com o livro em mãos para estimular também na criança a leitura individual: enquanto está com o seu, ela escolhe e folheia um da maneira que quiser. Óptimo treino para começar a ler sozinha.


UMA FORMA ESPECIAL DE LER
9. Leia com calma, degustem o livro lado a lado. Se a criança tiver vontade de ficar mais tempo numa ilustração ou se quiser fazer perguntas, conversem. Se for o caso, use um marcador e continue a leitura no dia seguinte. Não se prenda com o tamanho do livro e nem com a obrigação de concluí-lo de um só fôlego.
10. Evite fazer a leitura em um único tom de voz. Vá mudando a entoação de acordo com os momentos da história, troque olhares com a criança, faça comentários, perguntas, ria, chore, expresse suas emoções!
11. Interrompa a leitura em alguns momentos se estiver a ler um livro mais complexo, e converse com seu filho sobre a história. Assim, cria uma oportunidade para que ele faça perguntas.
12. Se for a criança que estiver a ler em voz alta, evite corrigi-la em eventuais erros e tropeços, e faça poucas interferências (e com suavidade).



BRINCAR, IMAGINAR, SONHAR
13. Que tal fazer com a criança uma encenação teatral? Demarque um espaço na casa e peça que ela invente uma voz para as personagens. Depois, releiam a história e interpretem o enredo.
14. Para incrementar e tornar a brincadeira ainda mais criativa, use objectos da casa para interpretar. Um saleiro pode virar um sultão, um pote, uma princesa, um lenço, uma bruxa…
15. Quando terminarem, alterem o fim ou incluam algo mais na história: pode ser uma palavra, um outro adjectivo, um rumo diferente…
16. A ilustração é ponto de partida para referências artísticas. Desenhar as histórias pode ser também uma óptima forma de brincar e de memorizar o livro.
17. Se as meias antigas podem transformar-se em bonecos, que tal costurar um botão aqui, uma linha ali e criar uma carinha igual à da personagem da história?
18. Filmes e peças teatrais baseadas na história também são óptimas formas de mostrar o quanto pode render um livro que amamos.
19. O livro pode ainda transformar-se num brinquedo. Dá para brincar à biblioteca, livraria, empilhá-los ou colocá-los abertos de lado a lado, formando casinhas ou outros objectos simbólicos.




TROCAR E COMPARTILHAR
20. Com o tempo, ler torna-se cada vez mais uma actividade individual, mas falar sobre os livros é um hábito que pode (e deve) começar cedo.
21. Incentive que seu filho a trocar livros com amigos, e a escola é um óptimo espaço para isso acontecer. Se essa não for uma prática da escola, converse com os professores.
22. Escolha com o seu filho livros de que ele goste para dar de presente aos amigos.
23. Se for um dia de brincadeira com os amigos em casa, que tal uma pausa para ler?
24. Uma história sempre há de ser relembrada. Que tal no carro, uma conversa sobre a história da noite anterior?


Acções como estas podem mostrar que um bom livro nos marca para sempre.

E isso, queridos Índios e Cowboys, é único.

 



6 comentários:

  1. Muito bom.
    E as fotografias fantásticas.
    T.

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  2. Chefe índio,

    Acredito que dentro da gente há muitos
    livros. São os livros que lemos e que
    vão nos acompanhar pela vida inteira.

    Adorei a postagem"O cheiro dos livros".
    Voltarei muitas vezes para relê-la.

    Lindo observar as imagens das crianças
    encantadas com os livros.

    Parabéns!
    CRISTINA SÁ

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  3. Muito obrigada, Cristina.
    Nós somos suspeitos porque somos verdadeiros devoradores de livros, o que complica um pouco a gestão do espaço em casa...mas não nos rendemos às novas formas de leituras digitais.
    Onde fica a magia de escolher e folhear um livro? E as memórias olfactivas?
    E bem-vinda à Tribo!

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  4. Adorei!!! por aqui somos "devoradores de livros"... ler, ler, ler e muita diversão sem dúvida ;)

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  5. há poucas coisas tão reconfortantes como o cheiro dos livros ;-)

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